Más condições atmosféricas obrigam ao cancelamento da Ceia Medieval

A Ceia Medieval de Penela que teria lugar hoje, dia 25 de maio, no Castelo de Penela foi CANCELADA devido às condições atmosféricas incertas. No entanto, a Feira Medieval irá decorrer, normalmente, no sábado e domingo, conforme previsto:

SÁBADO - 26 MAIO | D. AFONSO IV E AS GUERRAS COM CASTELA
12h00 | Arruada de trovadores pelas ruas do burgo e ruelas do castelo
13h00 | Petiscos de caça nas tabernas do mercado
14h00 | Acolhimento de peregrinos de Santiago de Compostela e seu agasalho
15h00 | Novas da Corte: A princesa primogénita de El-Rei de D. Afonso IV de Portugal esposou El- Rei D. Afonso XI de Leão e Castela. Notícia do fausto e pompa com que se festejou na capital do Reino.
15h30 | Boatos e intrigas: O real esposamento entre ambos os reinos não foi das mais felizes pois o Rei onzeneiro maltrata a Rainha bastas vezes, tanto em privado como em público. Protestos populares. A encomendação da alma da infeliz “coitada”.
16h30 | Bailias dos petizes da escola de ler e contar
17h00 | A preparação para a guerra: D. Afonso IV sofreu a afronta por ver a filha mal querida e decidiu atacar as terras raianas de Castela.
17h30 | Recrutamento de mancebos e seu treino para as lides da guerra
19h00 | A partida dos mancebos, já homens de armas, para a raia com Castela. As despedidas aos parentes e as trouxas para o caminho
20h00 | Comidas e as bebidas nas tabernas e locandas
21h00 | O ataque do saltimbanco da Charneca
22h00 | A paz entre Portugal e Castela obtém-se ao fim de quatro longos anos de guerra, graças à própria D. Maria de Portugal, o tratado é assinado em Sevilha em 1339.
23h00 | A hora dos Kinessis com acrobacia de fogo
23h30 | A ronda dos alvazis e aguazis nas adarves do castelo

DOMINGO - 27 MAIO | A BATALHA DO SALADO
12h00 | Arruada de trovadores e menestréis pelas ruas do burgo
13h00 | Bons comeres de Penela regados com frescas pingas
14h00 | Bailias e folias nos terreiros e largos
15h00 | Cortejo Régio - A visitação de El-Rei antes de partir para Sevilha onde serão firmadas as tréguas com Castela.
16h00 | Toque a rebate - Chamamento de novo à guerra, desta vez contra os sarracenos
16h30 | Após a celebração das pazes com Castela, El-Rei D. Afonso IV de Portugal acorre em auxílio do seu genro levando consigo os mais valorosos combatentes deste reino.
17h00 | Treino de armas e arregimentação de donzéis para as lides da guerra - Adubamento de cavaleiros
18h00 | Novas da Andaluzia: Travou-se a Batalha do Salado contra os mouros merínidas, saindo a cristandade vitoriosa e sagrando-se El-Rei de Portugal, pelo denodo e coragem com que se bateu, com o cognome de “O Bravo”.
18h30 | Novas de Além-mar: El-Rei D. Afonso IV apostou nas primeiras viagens de exploração do Mar Oceano, culminando com o descobrimento das Ilhas Canárias.
19h00 | Esconjuros de bruxas, demónios e todos os males que nos atormentam
19h30 | Bailias dos petizes da escola de ler e contar