Prorrogação do PERÍODO CRÍTICO DE INCÊNDIOS (até 23 Novembro)

Na sequência da informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para as próximas 72 horas, o Ministério da Administração Interna alerta para a necessidade de os comportamentos individuais serem adequados ao risco de incêndio.
Tendo em  conta o tempo seco e a subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, estão reunidas condições favoráveis à propagação de incêndios rurais.

Assim, é proibida a realização de queimadas em todo o país.
Continua também a não ser permitido:
·  Realizar fogueiras para recreio, lazer ou para a confeção de alimentos;
·  Utilizar equipamentos de queima e de combustão, destinados à iluminação ou à confeção de alimentos;
·  Queimar matos cortados e amontoados ou qualquer tipo de sobrantes de exploração;
·  Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
·  Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias de atravessamento ou circundantes;
·  Fumigar ou desinfestar apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.
Recorda-se ainda os cuidados a ter com trabalhos agrícolas e florestais:
·  Manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
·  Abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
·  Guardar todo o cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.

20/11/2017

Proteção Civil