Divulgação de resultados do Orçamento Participativo de Penela 2017

A fase de votação decorreu no período de 15 de setembro a 31 de outubro de 2017, na qual foram submetidas a votação sete propostas.

A votação foi realizada através de meios digitais, de modo não presencial, no entanto também era possível proceder à votação em modo presencial, no balcão único da Câmara Municipal de Penela, com o apoio de técnicos municipais, de modo a garantir a participação efetiva dos cidadãos neste processo.

Registaram-se 456 inscrições, das quais apenas 69,52%, correspondentes a 317 votos, participaram na fase de votação das propostas.

Os resultados das votações por proposta foram os seguintes:

Venda das Figueiras, Aldeia em Movimento - 64%

Campo de Treino BVP - De e Para a Comunidade - 18%

Penelense com Dinamismo - 8%

Instrumentos para a Sociedade Filarmónica Penelense - 3,1%

Requalificação do Largo da Capela de Alfafar - 3%

Teclas, Música e Cultura - 2%

Parque de Interação Comunitário - 2%

Atendendo a que a dotação financeira destinada ao orçamento participativo foi de 70.000,00 (setenta mil euros), as propostas vencedoras, cujos projetos serão incorporados no orçamento do município de Penela de 2018, são as seguintes:

Venda das Figueiras, Aldeia em Movimento - na totalidade

Este projeto pretende dotar a Venda das Figueiras de espaços de um parque de lazer e espaço multiusos.

Campo de Treino BVP - De e Para a Comunidade - parcialmente

O projeto consiste na construção e preparação de um Campo de Treino que se assume como estrutura com diferentes espaços físicos, espaços estes que, devidamente equipados, permitem um treino significativamente adestrador de competências importantes para a prevenção, autoproteção e atuação facilitadora no pré-socorro e no socorro.

Como a soma das duas propostas mais votadas ultrapassa o orçamento definido no orçamento participativo, a proposta do "Campo de treino BVP" será financiada com o montante remanescente, ou seja, com apenas 25.000,00€.

O Município de Penela congratula todos os participantes que estiveram envolvidos no movimento do orçamento participativo e desta forma demonstraram o seu elevado sentido de cidadania e de participação democrática.

16/11/2017

Atualidade