• Ministro do Planeamento e das Infraestruturas apresenta o Programa de Valorização das Áreas Empresariais em Penela

Na manhã de hoje, Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, deslocou-se a Penela para apresentar o Programa de Valorização das Áreas Empresariais.

A cerimónia decorreu no HIESE (Habitat de Inovação Empresarial nos Sectores Estratégicos) onde marcaram presença, Nelson de Souza, Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Ana Abrunhosa, Presidente da CCDR Centro, João Paulo Catarino, Coordenador da Unidade de Missão para a Valorização do Interior e os Presidentes de Câmara de Penela, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, Luís Matias, Jorge Abreu e Valdemar Alves, respetivamente.

Ana Abrunhosa, reforçou o papel dos fundos comunitários do Centro 2020 na dinamização económica da região Centro, em geral, e nos territórios do Pinhal Interior, em particular. Anunciou a aprovação de um pacote de projetos de apoio à localização de empresas, que representa um investimento de fundos da União Europeia de cerca de 39 milhões de euros. Em causa estão 36 projetos “ligados à criação e expansão de áreas qualificadas para a atração de empresas e de investimentos”, informou a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), adiantando que estes projetos envolvem um investimento de cerca de 100 milhões de euros. O apoio do Centro 2020 é efetivado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Destacou ainda o facto de ter existido uma grande adesão ao Programa do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) na primeira fase de submissão de candidaturas, com uma expectativa de criação de mais de 1100 postos de trabalho, que na sua maioria se destinam a territórios de baixa densidade demográfica.

A sessão pública contemplou a assinatura dos Contratos de Financiamento das operações relativas aos municípios de Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande e Penela. O Loteamento Industrial da Louriceira, em Penela, foi um dos projetos aprovados com um investimento estimado em 1.597.576,86 euros, contemplado com 1.330.596,70 euros de apoio comunitário FEDER.

Pedro Marques, Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, no encerramento da sessão, destacou a rapidez na resposta do governo no apoio à revitalização dos concelhos afetados pelos incêndios do passado mês de junho, tendo aprovado um pacote de cerca de 100 milhões de euros, que já está a ser implementado na recuperação das habitações e das empresas afetadas.

04/08/2017

Desenvolvimento Económico