Inauguração da exposição "Sítio Arqueológico de São Simão” assinala Dia Internacional dos Museus

Inauguração da exposição

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, o Município de Penela inaugura no museu da Villa romana do Rabaçal, no próximo dia 18 de maio, pelas 18h30, a exposição “Sítio Arqueológico de São Simão - Importante achado archeologico”.  A exposição ficará patente até maio do próximo ano.

Esta exposição tem como objetivo dar conhecer o Sítio Arqueológico de São Simão, as escavações arqueológicas levadas a cabo nos últimos anos e a potencialidade dos achados para o estudo da romanização no território de Conímbriga.

O Projeto de Investigação Arqueológica, em curso desde 2016, tem permitido conhecer com mais clareza a área residencial desta Villa, onde se destacam os pavimentos musivos de cariz geométrico e os revestimentos parietais. A par das descobertas arqueológicas no local da antiga Villa, foi ainda possível identificar a Necrópole do século XV associada ao sítio arqueológico.

A exposição mostra, pela primeira vez, os materiais mais representativos encontrados durante as escavações, anteriormente apresentados em conferências e em ambiente académico, mas nunca expostos para o grande público. O objetivo é expor as investigações e os trabalhos realizados os diferentes objetos encontrados e demonstrar toda a potencialidade do Sítio Arqueológico de São Simão.
Em torno desta ideia central, são apresentados dois temas principais. O primeiro tema visa a contextualização histórica, geográfica e arquitetónica da Villa romana de São Simão, onde aludimos aos materiais da época descobertos no decorrer das escavações e, onde é possível encontrar diversos elementos relacionados com arquitetura da área urbana (mosaicos, revestimentos parietais e cerâmica de construção), assim como objetos de cerâmica utilitária, moedas e, ainda, elementos metálicos. Todos estes objetos foram alvo de intervenção de conservação e restauro no Museu da Villa romana do Rabaçal.
O segundo grande tema dá-nos a conhecer a Necrópole do Séc. XV, o seu enquadramento histórico e as características antropológicas da população local à época. Neste espaço apresentamos algum espólio osteológico associado à Necrópole, localizada no Sitio Arqueológico de São Simão.

As comemorações incluem entrada gratuita no dia 18 de Maio no Museu da Villa romana do Rabaçal.

16/05/2017