Câmara Municipal de Penela

Foto: Espinhal
Foto: Espinhal
Foto: Espinhal

Área: 29,390 Km2

Habitantes: 894

Junta de Freguesia: Espinhal

Presidente: Jorge Carlos Antunes Pereira

Sede: Largo da Feira.
3230 Espinhal

Telefone: 239 559 127

Fax: 239 559 111

Email: geral@jfespinhal.com

Espinhal

junta de freguesia

Curiosidades

Esta freguesia ocupou um lugar de destaque na História de Portugal, onde encontramos diversas referências, sobretudo devido à importância da estrada que por ali passava fazendo a ligação norte-sul.

Essa estrada foi a responsável pelo desenvolvimento da freguesia porque privilegiava as trocas comerciais, nomeadamente na feira semanal que ainda hoje se realiza.

Desde o século XVI que o Espinhal se encontra ligado a actividades como a fundição do ferro e do cobre e do fabrico do papel. Actividades estas que desempenharam um papel determinante no desenvolvimento da freguesia. O Espinhal tem também algo para contar no que se refere à passagem das tropas francesas e portuguesas pela vila durante as Invasões Francesas no séc. XIX. A importância desta vila é facilmente comprovada pela existência de várias famílias nobres e das suas residências senhoriais.

Local a visitar

Um dos edifícios mais importantes da freguesia do Espinhal é a Igreja Matriz datada do séc. XVI, a qual se destaca pela sua arquitectura e pela sua escultura.

Para além das diversas habitações nobres, é imprescindível visitar as Piscinas Naturais da Louçainha, e subir ao alto da serra de Stª Maria e deslumbrar-se com as paisagens de S. João do Deserto.

Povoações

Bajancas Cimeiras, Bajancas Fundeiras, Cancelas, Carvalhal da Serra, Esquio, Espinhal, Fetais Cimeiros, Fojo, Louçainha, Malhada Velha, Pardieiros Fundeiros, Pessegueiro, Relvas, Silveira Pequena, Traquinai, Trilho, Tarrasteira