Um dia na aldeia do Traquinai

Informações

Inserido no programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras”, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, o Municipio de Penela em colaboração com os Bombeiros Voluntários de Penela, a Junta de Freguesia do Espinhal, a GNR e o CLDS irão realizar uma sessão prática de esclarecimentos, na aldeia do Traquinai, freguesia do Espinhal, no próximo sábado, pelas 14h00 no sentido de, implementar estratégias de proteger os aglomerados populacionais face a incêndios rurais, o que fazer em caso de incêndio e quais os locais de abrigo e refúgio.

A ação aberta a toda a população do concelho de Penela, irá incidir numa avaliação dos riscos, mas entre outros, serão também exercitados: procedimentos para manter a residência segura, meios de autodefesa, identificação de proprietários em infração relativamente à legislação em vigor no que concerne à constituição de faixas de gestão de combustível, como dar o alerta em caso de incidente, o que fazer em caso de aproximação do incêndio e o que fazer em caso de a aldeia ficar cercada. Será também distribuído alguns folhetos com indicações sobre o que fazer em caso de incêndio e outras medidas de autoproteção.

Com o objetivo de desenvolver e implementar ao nível local um conjunto de atividades em prol da proteção e segurança de pessoas e bens, face à iminência ou ocorrência de incêndios rurais ou outros incidentes, a proteção civil municipal irá realizar estas ações em outras aldeias do concelho de Penela, durante os meses de março e abril.

Para informações adicionais, os interessados devem contactar o Gabinete Técnico Florestal do Município de Penela ou através do endereço eletrónico cmpenela@cm-penela.pt ou pelo telefone 239 560 120.

16/03/2019

Aldeia do Traquinai (freguesia do Espinhal)