Sessão de demonstração dos resultados do Projeto Piloto Netefficity

O PROJETO PROMOVEU OS SEGUINTES OBJETIVOS:

PARTILHA DE ENERGIA ENTRE EDIFÍCIOS:

O projeto abrangeu em cada piloto 4 edifícios municipais para produção de energia para autoconsumo através de painéis solares, cujo excedente de produção pode ser partilhado com munícipes para utilização doméstica em suas residências. Os benefícios traduzem-se na criação de uma sociedade mais colaborativa, bem como na possibilidade de redução da fatura energética das famílias e na criação de uma comunidade energeticamente sustentável

OTIMIZAÇÃO DOS CONSUMOS DE ENERGIA:

Foram disponibilizados equipamentos inteligentes de monitorização e controlo de consumos de energia elétrica para aproximadamente 35 residências no concelho. Com estes equipamentos, os munícipes tiveram acesso em tempo real por meio de uma aplicação de telemóvel aos seus consumos, como também puderam controlar equipamentos remotamente através de tomadas inteligentes.

FLEXIBILIDADE DE CARGAS:

O funcionamento do ar condicionado de algumas residências foi controlado de forma remota e inteligente pelo consórcio para utilizar menos eletricidade ou eletricidade mais barata, mantendo sempre o conforto térmico dos residentes.

***

A sessão pública será promovida para fazer um balanço geral do projeto e do sucesso de sua implementação em seu município.

É relevante lembrar que a Comunidades S se trata de um projeto demonstrador que lançou em Portugal o primeiro conceito de comunidade sustentável de energia com partilha de energia, através dos piloto implementados em apenas três municípios portugueses.

Uma iniciativa que pretende alargar e que vai ao encontro da política de sustentabilidade e eficiência energética do município de Penela e, consequentemente, em Portugal.

Contamos com a sua presença no Salão Nobre da Câmara Municipal às 18h30!

PENELA

SALÃO NOBRE - CÂMARA MUNICIPAL

18h30 - Abertura e Boas Vindas

• Eugénia Gomes, Vereadora da Câmara de Penela